IV Encontro Paulista de Ciências do solo  Local: ESALQ  Piracicaba
15457
post-template-default,single,single-post,postid-15457,single-format-standard,wp-custom-logo,theme-bridge,bridge-core-3.0.1,woocommerce-no-js,qode-page-transition-enabled,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-title-hidden,hide_top_bar_on_mobile_header,columns-3,qode-theme-ver-28.5,qode-theme-bridge,disabled_footer_top,qode_header_in_grid,wpb-js-composer js-comp-ver-6.7.0,vc_responsive,elementor-default,elementor-kit-6

CURSO DE LEVANTAMENTO E MONITORAMENTO DA FAUNA SILVESTRE

De 01 à 05 de Maio de 2024

Inscrições encerradas

Objetivo

O objetivo deste curso é capacitar alunos de graduação, pós-graduação e profissionais da área para conduzir de forma eficaz trabalhos de campo, com ênfase nas metodologias de amostragem aplicadas ao levantamento e monitoramento de fauna silvestre. O programa abordará tanto os aspectos teóricos quanto práticos relacionados às técnicas de campo, fornecendo uma compreensão aprofundada das metodologias e suas aplicações no mercado de trabalho e na pesquisa científica. O curso visa equipar os participantes com habilidades essenciais para a realização de estudos de fauna silvestre com rigor científico, contribuindo assim para o avanço do conhecimento e conservação da biodiversidade.

Realizaremos para esse curso aulas teóricas com especialistas, abordando conceitos fundamentais como técnicas de levantamento e monitoramento de fauna silvestre, aplicação desses conhecimentos no mercado de trabalho e demonstração de casos reais de projetos de conservação e manejo de fauna silvestres. Também utilizaremos aulas práticas para demonstração e fixação dos conceitos abordados em sala de aula.

Ao final do curso espera-se que os participantes estejam dotados de conhecimento teórico e prático, sendo capazes de conduzir, de forma autônoma e responsável, os levantamentos de dados da fauna silvestre, assim contribuindo para o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável número 15, que trata das questões de proteção a biodiversidade, recuperação de ambientes degradados e promoção do uso sustentável dos ecossistemas terrestres.

 

Cronograma de Atividades

Dia 1 de maio de 2024 - Aulas teóricas no período da manhã e tarde;

Dia 4 de maio de 2024 - Aula prática em campo na Fazenda Experimental Edgardia;

Dia 5 de maio de 2024 - Aula prática em campo na Fazenda Experimental Edgardia.

 

Condições para Inscrição e Critérios de Seleção dos participantes do curso

Podem se inscrever no curso: 

·  Graduandos nas áreas de ciências agrárias ou biológicas;

· Profissionais atuantes nas áreas de ciências agrárias ou biológicas.

 

 

OBS: A inscrição cortesia é validada com base em uma lista pré-determinada.