IV Encontro Paulista de Ciências do solo  Local: ESALQ  Piracicaba
15457
post-template-default,single,single-post,postid-15457,single-format-standard,wp-custom-logo,theme-bridge,bridge-core-3.0.1,woocommerce-no-js,qode-page-transition-enabled,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-title-hidden,hide_top_bar_on_mobile_header,columns-3,qode-theme-ver-28.5,qode-theme-bridge,disabled_footer_top,qode_header_in_grid,wpb-js-composer js-comp-ver-6.7.0,vc_responsive,elementor-default,elementor-kit-6

EAD - CURSO PARA APLICAÇÃO AEROAGRÍCOLA REMOTA – CAAR

De 05 à 19 de Agosto de 2024

Fazer Inscrição

OPERAÇÃO DE DRONES DE PULVERIZAÇÃO

Com o aumento das aplicações possíveis para os drones (tradicionais e mais avançados), observou-se o crescimento de uma demanda sobre as diversas formas de operação destes equipamentos, inclusive utilização de drones para pulverização. Desta forma, elaboramos esta proposta de curso cujo objetivo é o de preparar profissionais para entenderem sobre a tecnologia de aplicação, a partir de uma formação técnica, com apresentação de conceitos teóricos e práticos, que pretende oferecer uma introdução à temática, permitindo ao final que o participante tenha os conhecimentos mínimos que lhe permita compreender o uso destes equipamentos no campo. Este curso trata-se de uma habilitação homologada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA, atendendo a PORTARIA MAPA Nº 298, em uma área de interesse que atualmente encontra-se em pleno crescimento, projetando os profissionais para o futuro devido às perspectivas de mudanças tecnológicas e novos mercado de trabalho.

 

PROFESSORES

Dr. Alisson Augusto Barbieri Mota: Doutor pela Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Campus de Botucatu/SP em 2015, com mestrado pela mesma Universidade em 2011. Graduado em Agronomia pela Faculdade Integrado de Campo Mourão, PR, em 2009. É pesquisador na AgroEfetiva, em Botucatu/SP, atuando em programas de extensão ligados a Boas Práticas na Aplicação de Defensivos Agrícolas.

Dr. Fernando Kassis Carvalho: Doutor pela Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Campus de Botucatu/SP em 2016, com mestrado pela mesma instituição em 2013. Graduado em Agronomia pela Universidade Estadual do Norte do Paraná, Bandeirantes/PR; em 2010. É pesquisador na AgroEfetiva e executor de projetos ligados às Boas Práticas Agrícolas, atuando principalmente em atividades relacionadas às aplicações aéreas e terrestres.

Dr. Marcelo Scantamburlo Denadai: Doutor pela Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Campus de Botucatu/SP em 2018, com mestrado pela mesma Universidade em 2014. Engenheiro Agrônomo, formando em 2011 pela FEIS/UNESP, Ilha Solteira/SP. Possui MBA em Agronegócios pelo Pecege-ESALQ/USP, em 2018. Atualmente é Coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Agronegócio da FATEC Botucatu.  

Dr. Rodolfo Glauber Chechetto: Doutor pela Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Campus de Botucatu/SP em 2015, com mestrado pela mesma Universidade em 2011. Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP-CLM) em 2009. É pesquisador na AgroEfetiva, em Botucatu/SP, com foco nos trabalhos de Ensaios de Máquinas Agrícolas para Aplicações Aéreas e Terrestres.

Dr. Vicente Márcio Cornago Júnior: Doutorando no programa de engenharia agrícola na Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Campus de Botucatu/SP, mestre em Agronomia pela mesma Universidade em 2020. Trabalhou durante 15 anos na Indústria Aeronáutica, possui especialização em Topografia e Sensoriamento Remoto, MBA em Supply Chain e Logística Integrada, especialização em Gestão Empresarial, especialização em Engenharia de Operações Industriais, Graduação em Administração de Empresas, Professor de Ensino Superior (FATEC Botucatu, FATEC Jahu e Faculdade Marechal Rondon). Pesquisador na MD Agro desde de 2019 com treinamentos e pesquisas com Drones na Agricultura.

Me. Vitor Romani: Mestrando no programa de engenharia agrícola da Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Campus de Botucatu/SP, com ênfase em tecnologia de aplicação. Engenheiro Agrônomo formado pelas Faculdades Integradas de Bauru/SP. É pesquisador na AgroEfetiva com foco em equipamentos de aplicações terrestres e aéreas.

Prof. Dr. Ulisses Rocha Antuniassi: Professor Titular do Departamento de Engenharia Rural da FCA/UNESP - Botucatu/SP. Engenheiro Agrônomo formado pela Universidade Estadual de Londrina em 1986. Mestre e Doutor em Agronomia pela UNESP/Botucatu. Pós Doutorado no Silsoe Research Institute - Inglaterra. Especialista em tecnologia de aplicação de defensivos, adjuvantes e agricultura de precisão. Professor responsável pelas disciplinas de Máquinas e mecanização agrícola, agricultura de precisão e aviação agrícola.

 

CAAR - DRONES DE PULVERIZAÇÃO

Além de realizar mapeamentos, as ARP’s estão sendo cada vez mais inseridas no contexto de aplicação de defensivos agrícolas. A ideia de utilizar esse equipamento parte do mesmo princípio da otimização dos recursos, ao permitir a identificação e a aplicação de defensivos em áreas especificas no campo, gastando-se menos insumos para realizar o controle fitossanitário, além de permitir a pulverização em áreas de difícil acesso, onde os pulverizadores terrestres e os aviões têm dificuldade, o que torna drone uma boa alternativa para esses casos.

Conforme a Portaria 298 do MAPA, o curso deve ter um conteúdo e carga horária mínima de 28 horas. A MD Agro e Agroefetiva organizou esse curso online em 6 módulos e com carga horária de 36 horas, trazendo mais informações e disponibilizando conhecimento específico e atual, destinado aos profissionais das áreas agrícolas. O curso também contempla gravações de várias práticas para aumentar a fixação do conteúdo pelos participantes, conforme conteúdo programático abaixo:

1. INTRODUÇÃO AO CAAR

·         Aula ao vivo - INTRODUÇÃO AO CURSO

2. CARACTERÍSTICAS, MERCADO E LEGISLAÇÃO

·         Características básicas das ARPs

·         O mercado de ARP no Brasil

·         Usos de ARP na agricultura

·         Legislação sobre ARP no Brasil

·         Legislação sobre agrotóxicos no Brasil

3. PRAGAS, DOENÇAS, AGROTÓXICOS, TOXICOLOGIA E ECOTOXICOLOGIA

·         Pragas, doenças e plantas daninhas

·         Agrotóxicos

·         Toxicologia e uso de EPI

·         Prática - uso de EPI

·         Ecotoxicologia e contaminação ambiental

4. TECNOLOGIA DE APLICAÇÃO

·         Fundamentos da Tecnologia de Aplicação

·         Teoria da Gota (espectro de gotas)

·         Prática - Teoria da Gota

·         Dispositivos geradores de gota

·         Prática - Dispositivos geradores de gota

·         Mistura em tanque e preparo de calda

·         Prática - Mistura em tanque e preparo de calda

·         Carregamento, tríplice lavagem, descontaminação

5. BOAS PRÁTICAS AGRÍCOLAS, CALIBRAÇÃO E INSPEÇÃO DA FAIXA

·         Fatores meteorológicos que influenciam nas aplicações e deriva

·         Prática - Simulador de deriva

·         Conceitos de boas práticas agrícolas

·         Componentes de uma ARP de aplicação

·         Calibração da ARP para aplicação

·         Inspeção da Faixa de Deposição (IFD)

·         Prática - IFD

·         Planejamento operacional e segurança

·         Prática – planejamento

6. REVISÃO E PROVA FINAL

·         Aula ao vivo - REVISÃO DO CURSO - preparatório prova

·         Prova final do MAPA (obrigatório para certificação)

 

INFRAESTUTURA E FUNCIONAMENTO DO CURSO

MATERIAL DISPONIBILIZADO: apostila digital com o conteúdo do curso, ambiente virtual de aprendizagem para a realização do curso, tira dúvidas com os professores pela plataforma do curso, encontros ao vivo para interação entre os participantes e professores, e aulas práticas gravadas em vídeos. 

O curso é realizado em turmas conforme calendário divulgado, de modo a atender a legislação do MAPA.

INSCRIÇÕES ATÉ:

Dia 31 de julho de 2024

PERÍODO DE REALIZAÇÃO:

Início: dia 05 de agosto de 2024

Encerramento e Prova: dia 19 de agosto de 2024

VALORES DO CURSO:

A vista R$ 2.500,00

Ou 10 parcelas de R$ 280,00 no cartão de crédito.