IV Encontro Paulista de Ciências do solo  Local: ESALQ  Piracicaba
15457
post-template-default,single,single-post,postid-15457,single-format-standard,wp-custom-logo,theme-bridge,bridge-core-3.0.1,woocommerce-no-js,qode-page-transition-enabled,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-title-hidden,hide_top_bar_on_mobile_header,columns-3,qode-theme-ver-28.5,qode-theme-bridge,disabled_footer_top,qode_header_in_grid,wpb-js-composer js-comp-ver-6.7.0,vc_responsive,elementor-default,elementor-kit-6

CURSO DE BIOLOGIA E MANEJO DE SERPENTES

30 de Agosto de 2025

Fazer Inscrição

O curso “Serpentes: Biologia, Identificação e Acidentes Ofídicos” oferece uma formação teórico-prática voltada ao conhecimento aprofundado sobre as serpentes brasileiras, com ênfase na identificação das espécies, aspectos ecológicos, toxicológicos e manejo seguro. No módulo teórico, serão abordados temas como a distribuição das serpentes no território nacional, seus hábitats e ecologia, os diferentes tipos de dentição, mecanismos de defesa, anatomia básica, principais famílias presentes no Brasil, além da identificação de serpentes peçonhentas e não peçonhentas. Também será discutida a fisiopatologia dos acidentes ofídicos, incluindo a ação dos venenos, sinais clínicos, protocolos de primeiros socorros, soroterapia, unidades de referência para atendimento e estratégias de prevenção. Por fim, será apresentada uma introdução do manejo de serpentários científicos como o CEVAP.

O módulo prático complementa os conhecimentos adquiridos, incluindo o manejo de serpentes peçonhentas com o uso de gancho herpetológico, demonstração de necropsia, manipulação segura de serpentes não peçonhentas e demonstração de extração de veneno. A programação se encerra com uma visita técnica ao serpentário Toca das Cobras, proporcionando aos participantes uma vivência direta com as espécies estudadas e os protocolos de manejo em ambiente controlado e especializado.

CRONOGRAMA

TEÓRICO (SERPENTES: BIOLOGIA, IDENTIFICAÇÃO E ACIDENTES OFÍDICOS

- Distribuição das serpentes

- Hábitat e ecologia

- Dentições

- Mecanismos de defesa

- Anatomia

- Principais famílias de serpentes no Brasil

- identificação de Serpentes não peçonhentas

- identificação de Serpentes peçonhentas

- Acidentes ofídicos (ação do veneno e sinais clínicos)

- Primeiros socorros

- Soroterapia

- Unidades de referência

- Prevenção

- Manejo de um serpentário científico

 

PRÁTICO

-Manejo de serpentes peçonhentas com a utilização de gancho herpetológico

- Demonstração de necropsia de serpentes

- Manipulação de serpente não peçonhenta

- Extração de veneno (demonstrativo)

-Visita ao serpentário toca das cobras