IV Encontro Paulista de Ciências do solo  Local: ESALQ  Piracicaba
15457
post-template-default,single,single-post,postid-15457,single-format-standard,wp-custom-logo,theme-bridge,bridge-core-3.0.1,woocommerce-no-js,qode-page-transition-enabled,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-title-hidden,hide_top_bar_on_mobile_header,columns-3,qode-theme-ver-28.5,qode-theme-bridge,disabled_footer_top,qode_header_in_grid,wpb-js-composer js-comp-ver-6.7.0,vc_responsive,elementor-default,elementor-kit-6

IX SIGRA 2024

De 09 à 10 de Outubro de 2024

Fazer Inscrição

Chegando ao segundo milênio, o acesso à informação se tornou facilitado e a necessidade de reunir informações acerca do setor de gramas no Brasil se fez necessária, posto as poucas referências que existiam sobre esse mercado naquela época. Assim, lançado em 2003, o Simpósio Brasileiro sobre Gramados (SIGRA) foi realizado com o intuito de promover maior integração entre o setor produtivo e acadêmico, e se consagrou como o maior evento de gramas do Brasil, e hoje, após mais de 20 anos o SIGRA chega em 2024 àsua 9a edição com o tema “Gramados e a Agenda 2030”.

Com isso, a gramicultura trouxe inovações e tecnologias que auxiliaram no crescimento, desenvolvimento e melhor visibilidade do setor no mercado brasileiro, principalmente pelos eventos esportivos que tem acontecido nos últimos anos; legislações especificas voltadas para o seguimento; discussões sobre o uso de gramas sintéticas que tem gerado sérios problemas  econômicos/sociais/ambientais; e o cenário pós-pandemia que incentivou o impulsionamento das gramas como um todo.

Com todas essas discussões atuais, o panorama do mercado da gramicultura no Brasil se tornou mais específico e passou a ser dividido em 6 diferentes seguimentos: gramados ornamentais, gramados esportivos, produção de gramas, gramados funcionais, gramados ambientais e a investigação/pesquisa científica.

Sendo assim, devido a essa constante expansão do setor, diversas demandas de informações técnicas e cientificas são geradas a cada ano, e o SIGRA se propõe nesta 9a edição a realizar a troca de experiências entre profissionais de diferentes áreas (nacionais e internacionais), para difundir conhecimentos e trazer inovações para que o segmento evolua cada vez mais, principalmente no âmbito ambiental e sustentável que se tem discutido muito atualmente.

O IX SIGRA será realizado pelo grupo de pesquisa UNESP Turfgrass Science liderado pelos Professores Dr. Roberto Lyra Villas Boâs
(UNESP Botucatu) e Dr. Leandro José Grava de Godoy (UNESP Registro), a partir de pesquisas, demandas e informações existentes em cada setor.

Esperamos você na Faculdade de Ciências Agronômicas da UNESP - Campus de Botucatu, nos dias 09 e 10 de outubro de 2024.